terça-feira, 5 de junho de 2012

QUADRILHA junina




Vamos começar a Quadrilha! Os casais já estão chegando! É o Caminho da Festa!


(os pares entram de braços dados, com os noivos à frente, formando um círculo. Em seguida, formam uma linha reta, eliminando o círculo).

Damas para um lado, Cavalheiros pro outro! (os pares começam a se separar, começando pelos noivinhos. Um casal só deve se separar após o que estiver a sua frente).

Cavalheiros cumprimentam as Damas (Cavalheiros, em linha reta, vão até as Damas e tiram o chapéu. Em seguida, mantendo o alinhamento, afastam-se de ré).

Damas cumprimentam os Cavalheiros (Damas fazem o mesmo movimento dos Cavalheiros, fazem uma saudação graciosa e retornam, sempre seguindo o alinhamento).

Cavalheiros e Damas ao centro (as duas filas se aproximam, dançando).

Balancê! (os casais se colocam em posição de dança)

Tuuuur! (os casais giram em torno do seu próprio eixo e retornam à posição em que se encontravam).

E agora começa o passeio! (de braços dados, os pares andam até formar um círculo).

Vamos formar a Grande Roda! (todos dão as mãos, formando uma roda).

Vamos formar Duas Rodas! Damas pra dentro, Cavalheiros pra fora! (as meninas dão um passo à frente e formam uma roda. Os meninos formam outra roda por fora).

Damas para a direita e cavalheiros para a esquerda! (cada roda gira para um lado).

As Damas podem parar! Cavalheiros giram até achar suas Damas! (os meninos continuam até ficar do lado de seu par).

Coroar as Damas! (de mãos dadas, os meninos levantam os braços, passando-os por cima da cabeça das meninas).

Vamos girar pra direita!

Descoroar as Damas! (a roda pára e os meninos levantam os braços para descoroar as meninas).

Coroar os Cavalheiros! (agora, são as meninas que vão passar o braço sobre a cabeça dos meninos).

Vamos girar pra esquerda!

Descoroar os Cavalheiros! (idem às Damas).

Agora vamos formar o Caracol! (as Damas dão as mãos para os seus pares, formando uma grande roda novamente. O noivo puxa a turma para o centro da roda, formando um Caracol).

Desvirar! (fazendo o caminho ao contrário, o noivo desfaz o Caracol. A turma vai formando uma fila assim que começa a sair dele, já em pares novamente, com a Dama sempre do lado de dentro).

Vamos pegar o Caminho da roça! (os pares forma novamente um círculo).

Olha a cobra! (todos gritam e dão meia-volta).

É mentira! (todos dão meia volta de novo).

Olha a chuva! (todos cobrem a cabeça e dão meia-volta).

Já passou! (todos dão meia-volta novamente).

Vamos nos preparar pra tirar o retrato! (os alunos fazem pose e ficam imóveis)

Continua o passeio! (os pares continuam o passeio, um atrás do outro).

Preparar para o Travessê! (cada casal vai para um lado, formando duas filas).

É a hora do Galope! (os casais se abraçam como se fossem dançar. Depois, o primeiro casal de uma fila e o último da outra fila trocam de lugar enquanto galopam. Os outros casais fazem a mesma coisa, até que todos tenham mudados de fila).

Descruzar! (todos repetem os movimentos e voltam aos seus lugares).

E segue o passeio!

Vamos formar o Túnel! (os noivos param, e de mãos dadas, levantam os braços fazendo um arco. O casal que vem atrás passa por baixo e ajuda a formar o túnel. Os últimos a passar pelo túnel são os noivos que já vão formando novamente um círculo, seguido pelos demais casais).

Viva São João! Viva Santo Antonio! Viva São Pedro (em cada saudação feita pelo “puxador” da quadrilha, os alunos gritam: Viva!!!)

Estava bom, mas está acabando... Agora a Despedida! (os casais começam a sair, dando tchauzinho. Os Cavalheiros abanam o chapéu).

( Reitrado da Comunidade do Orkut: Projetos da Educação Infantil)

Gostou? Vamos escolher o personagem, uma fantasia linda e caprichar na maquiagem que aí o arraiá fica muito mais divertido!


FANTASIAS CAIPIRAS (CUSTOMIZAÇÃO)


Primeiro, você precisa escolher qual será o seu personagem no mundo da roça: sinhazinha, sinhozinho, noivos, padre, senhor de engenho ou caipira.

Se você quiser ir de noiva, pode usar um tule branco para fazer o véu e o vestido. Corte alguns pedaços de renda colorida e costure ou passe uma cola quente. Para arrematar, prenda flores na saia, no vestido e onde você quiser! Não se esqueça do buquê! Uma dica é aproveitar as rendas para enfeitar o arranjo de flores.

Dá até pra você transformar um pedaço de renda numa flor. Um vestido estampado pode se transformar na roupa da sinhazinha, sabe como? É só franzir a lateral da renda até formar uma flor. Faça o miolo da flor com botão e costure os enfeites!

Dicas femininas: prenda trancinhas no cabelo, faça um penteado bacana, coloque uma flor pra enfeitar e, é claro, capriche na maquiagem. Separe umas fitas coloridas para prender o cabelo e enfeitar ainda mais o vestido. Você pode decorar a barra da saia com vários laços e broches, fica lindo.

Para os homens, a camiseta quadriculada é um clássico. E o homem da roça precisa ter um chapéu de palha! Faça sempre uns remendos na calça e na camisa, esse é o toque final para o “visú Jeca Tatu”!





A MAQUIAGEM CAIPIRA

Em dia de festa junina, toda a família tá liberada para se maquiar! O lápis preto é um ótimo amigo dos arraiás. Ele serve pra fazer várias coisas, como aquele dente cariado que é marca registrada dos caipiras. É só pintar o dente e tá pronto!

Usando o mesmo lápis, faça várias pintinhas na bochecha, as sardinhas dão o toque especial na maquiagem. A dica vale para meninas e meninos.

Uma outra ideia bacana para homens e meninos é desenhar com lápis o cavanhaque, as costeletas e unir as sobrancelhas (“estilo monocelha”).

Para as mamães e as pequenas é sempre legal misturar tons de maquiagem que tenham a ver com o vestido. O primeiro passo é colocar as maçãs com blush rosa.

Você ainda pode usar um batom vermelho ou rosa para desenhar corações e flores no rosto, fica bem original. Experimente passar sombras coloridas, com tons claros, como azul, amarelo, verde e rosa. Tem que ver o que fica bem com o modelito.

Só toma cuidado pra não exagerar nas cores. Para arrematar, passe nos lábios um batom discreto ou um gloss.

(Dicas do blog spantanenemoficial.blogspot.com.br)





Nenhum comentário: